terça-feira, 1 de julho de 2008

TRANSPORTE DE BEBUNS

Esta nova lei do álcool no sangue dos motoristas já começou a me causar transtornos. Contratei um motorista para me trazer de volta de um restaurante para jantar. Lá fomos eu e o motorista ao restaurante. Para não deixá-lo dentro do meu carro convidei então o motorista para jantar comigo. Ao final da janta, o motorista estava completamente embriagado. A cena final foi ridícula: eu e o motorista voltando a pé para casa, o motorista cambaleando e eu a ampará-lo.

Em princípio, os bares e restaurantes vão se prejudicar muito com a tolerância zero para o álcool no trânsito, principalmente nos fins de semana. E, em princípio, os taxistas vão se beneficiar com a medida.
Os bares e restaurantes, inteiramente prejudicados pela nova lei, já estão bolando medidas para tornar seus negócios viáveis.Poderão tanto instalar beliches para depositar os clientes que se embriagaram até que passem os porres além de organizar um sistema de transporte dos clientes embriagados para suas residências. Seria uma linha de ônibus, que cumpriria um sistema circular pela cidade, arrecadando de bar em bar, de restaurante em restaurante, os clientes embriagados. Os ônibus seriam dotados de macas. Parece que estou vendo os clientes sendo retirados dos bares e restaurantes sob a vista de todos, de macas.E sendo acondicionados todos eles em nichos, tipo prateleiras, dentro dos ônibus, que conterão desfibriladores além de tubos de oxigênio que socorrerão os casos mais graves de embriaguez. Os ônibus serão tripulados por enfermeiros titulados em síndromes etílicas.

Os bebuns contumazes poderão se organizar em cooperativas de transporte. Pagarão uma mensalidade e terão direito a atendimento diário. Telefonarão para a central de atendimento e darão a localização do estabelecimento em que se entregarão à beberagem, que serão visitados de hora em hora pelos enfermeiros, que verificarão se já ocorreu o nocaute dos bebedores, quando serão acionadas as macas e outros equipamentos.

Já está provado que as pessoas normais costumam ser moderadas na quantidade de álcool que ingerem em bares e restaurantes, justamente para se acautelarem do detalhe que terão de dirigir para voltar para casa.Com a nova lei, como não poderão dirigir depois de beberem nos bares e restaurantes, em face de que terão atendimento médico nos ônibus coletores, afundarão em porres homéricos, na certeza de que serão entregues sãos e salvos em seus domicílios pelas equipes de socorros.Tendo a certeza de que se cercarão de todas as garantias médicas e de transporte para retornarem para suas casas após a libação, os bebedores sociais se transformarão logo em seguida em bêbados inveterados. A lei, que parecia ter a intenção de conter o consumo do álcool, pode vir a expandi-lo.Os próprios bares e restaurantes poderão adquirir bafômetros para examinar seus clientes, ir controlando-os aos poucos e encaminhá-los para os serviços de atendimento competentes, conforme o índice de alcoolemia que apresentarem.

Em breve será proibido beber em casa, no que por sinal farão muito bem os guardiões da ordem pública, pois não há nada mais sem graça do que beber em casa.Sendo assim, vão ter que continuar saindo para beber na rua, mas com o cuidado de não poder terminantemente voltar para casa dirigindo.

Nenhum comentário: