segunda-feira, 1 de setembro de 2008

COMO ANDAMOS CARREGADOS!

Existia há muito tempo esta expressão: “Como eu ando carregado!”. Queria dizer “como eu ando azarado”. Era uma forma de os brasileiros lamentarem a sua falta de sorte.

Muitas vezes me passa pela cabeça o quanto eu ando carregado. Uma das vezes é quando leio no noticiário que nós, brasileiros, pagamos o preço mais alto do mundo pela gasolina.


Quer dizer, existem uns 300 países no mundo e o povo entre eles que paga mais pela gasolina no planeta é o brasileiro.

Então eu me pergunto: por que cargas d’água eu fui nascer logo no país que paga pela gasolina o preço mais caro do mundo?

Eu poderia ter nascido, por exemplo, na Argentina, estaria pagando hoje metade do que pago aqui no Brasil pela gasolina. Se eu tivesse nascido na Venezuela, pagaria pelo preço da gasolina oito vezes menos do que pago atualmente no Brasil.

E não é questão de câmbio, não. Em qualquer moeda os argentinos pagam pela gasolina metade do preço brasileiro e os venezuelanos pagam oito vezes menos do que nós pelos combustíveis.

Repetindo, penso comigo: por que fui nascer logo no país que cobra pela gasolina o preço mais alto do planeta?


Exatamente porque eu sou muito carregado.

Agora mesmo, foram descobertas reservas abundantes de petróleo na costa entre o Espírito Santo e Santa Catarina que, ao que dizem, vão tornar o Brasil um país muito rico.

O presidente Lula já fez um discurso esses dias tencionando saber o que faremos com esta fortuna colossal das reservas de petróleo da camada pré-sal, a milhares de metros abaixo da superfície do solo, que foram encontradas no Brasil.


O presidente Lula está preocupado em destinar esses recursos fabulosos que o Brasil vai ganhar com o pré-sal na educação dos brasileiros e outras finalidades sociais.

Então eu já estou assegurado de que, com o que o Brasil vai ganhar no pré-sal, nós, brasileiros, que pagamos pela gasolina o preço mais alto do mundo, vamos continuar pagando a gasolina mais cara do mundo.


Ou seja, os consumidores brasileiros de combustíveis não terão qualquer vantagem no preço dos combustíveis com a descoberta e a exploração de petróleo na camada pré-sal.

Como não tivemos nenhuma vantagem no preço da gasolina quando foi anunciado estrondosamente que o Brasil se tornara, pouco tempo atrás, auto-suficiente em petróleo.

Para nós, brasileiros, que pagamos o preço mais alto do mundo pelos combustíveis, nenhuma vantagem. Pelo contrário, continuamos pregados na cruz do preço mais alto do mundo, que não atinge somente a todos nós, atinge a toda a economia brasileira, isto é, se pagássemos mais barato pelos combustíveis, imaginem o progresso e o desenvolvimento que isso acarretaria, teríamos um impulso extraordinário em nossas vidas e no país.

Em tempo: o Supremo Presidente do STF quer aumento. Acha que seu salário deve ser de R$ 25.725. Veja o que ele disse ao UOL: "Quando fazem comparação, claro, com salário mínimo, com a remuneração deste ou daquele, parece uma remuneração excessiva, mas diante dos salários pagos [no Judiciário] ela não parece excessiva. Hoje há uma diferença mínima entre a remuneração do juiz e a remuneração do ministro do Supremo", afirmou. Segundo o ministro, juízes de primeiro grau recebem salários da ordem de R$ 20 mil, o que pode ser considerado uma "distorção" no Judiciário. "Um juiz de primeiro grau ganha R$ 20 mil, R$ 22 mil. Veja, portanto não há diferença substancial nesta relação", afirmou. Ou seja, o Supremo Presidente não admite mesmo é que o juiz De Sanctis tenha um salário muito parecido com o dele.

Nenhum comentário: