sábado, 4 de abril de 2009

LULA É O CARA!

Alguns dos meus 21 e-leitores, de vez em quando se manifestam através de e-mail, blog ou pessoalmente contrariando os elogios que faço ao governo Lula. Mas fiquei muito feliz em saber que um cara quase tão famoso quanto eu disse: “LULA É O CARA!” (Vocês viram a foto do Lula ao lado da rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.)

Acredito, portanto que não estou errado quando o elogio.

Lula ao lado da rainha, não mais junto aos demais....vééiio !!!!

Isso me lembrou que há muitos anos quando Álvaro Dias era candidato a Governador e fui a Foz do Iguaçu com meu amigo Wadis da Silva para conferir seus comícios em uma noite qualquer. Estávamos no auditório do Rafain para encontro com empresários.

Assim que terminou o encontro, saí do auditório e fui ao banheiro. Álvaro e Sergio Spada chegaram logo depois. Vi um assessor bater a porta do lado de fora. Ninguém entrava, ninguém saía. Ficamos os três trancados no banheiro. Temi que os dois começassem a trocar confidências. Estratégias que decidiram guerras foram articuladas em banheiros. Poderia ouvir o que não devia, mas só escutei algo como: foi bom, foi muito bom, foi bem bom. Estavam satisfeitos com a performance diante dos empresários e políticos regionais. Fui reconhecido por Sergio Spada, que falou meu nome em voz alta. Identificado como amigo do Wadis, temia ser visto como penetra, como bisbilhoteiro de banheiro. Poderia estar ali de tocaia à espera dos dois.

Saí na frente, sem tanta pressa para não dar a entender que estava fugindo, mas nem tão devagar que sugerisse que pretendia ficar. Preferia ver Álvaro, no Bairro São Francisco.

Num encontro do porte deste de Londres, o presidente de um país emergente como o Brasil poderia ser o penetra num banheiro com Obama, Sarkozy, Gordon Brown. Mas Lula estava lá, fazendo xixi ao lado dos líderes mundiais no Palácio de Buckingham e sendo reconhecido como um igual. Obama disse que Lula é o cara, o político mais popular do planeta. O presidente se desconcertou, tirou os óculos, esfregou um lenço nas lentes e ganhou tempo para dizer algo e disse. O vídeo que correu mundo não permite que se ouça o que ele respondeu para Obama.

Lula ficou bem de fatiota e agora posa ao lado da rainha.

E ainda vamos emprestar ao FMI, ao contrário de FHC-PSDB.

* * *

QUE CRISE!!!!
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados no mês 410.623 automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos no país. Isso significa uma alta de 34,13% nestes veículos na comparação com fevereiro, quando foram emplacadas 306.131 unidades. Em relação a março de 2008 (383.339 veículos novos vendidos), a alta foi de 7,11%.

Isso explica por que Lula é o cara.

* * *

Enquanto isso a cada dia o Congresso dá novas provas de como é pródigo em criar inutilidades. A instituição de uma bancada brazuca aprovada pelo Senado é o exemplo mais recente. Soa no mínimo inoportuno falar em aumentar a representação de um Congresso marcado pela baixa produtividade.

O argumento para abrir mais sete vagas é simplista. O objetivo seria representar os brasileiros residentes no Exterior, um total de 3 milhões de desgarrados.

O problema é o baixo poder atrativo da proposta. Há apenas 133.825 imigrantes aptos a votar no Exterior, cuja participação eleitoral é restrita à escolha do presidente da República.

Se nem essa opção atrai a comunidade brasileira no Exterior, imagina qual seria o estímulo para eleger um deputado. A única serventia da proposta do senador Cristovam Buarque foi a de reacender o debate sobre a representatividade congressual.

Há uma série de distorções, heranças do regime militar, que geraram disparidades para obter maioria no Congresso. Estados do Norte e do Nordeste, menos populosos, têm uma presença desproporcional em relação aos do Sul e Sudeste. Mas isso só se corrige com uma ampla reforma política, um assunto sobre o qual todo mundo, todo político gosta de opinar mas, na prática, poucos têm interesse em resolver.

Ou seja, em vez de buscar soluções para problemas históricos, deputados e senadores criam novos empregos para seus pares.

VIVA O BRASIL!!!!

Nenhum comentário: