quarta-feira, 30 de abril de 2008
COLUNA DO DIA 30 ABR 08 - NOSSA FOLHA
A esperada extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola está deixando políticos de cabelo e orelhas em pé com temores de “delação premiada”. Ex-dono no banco Marka, ele protagonizou um dos momentos mais críticos do governo Fernando Henrique Cardoso, em janeiro de 1999, quando ocorreu rombo de R$ 1,5 bilhão ao Banco Central. Desde sua prisão em setembro de 2007, alguns políticos brasileiros, principalmente do PSDB, têm recebido recados ameaçadores por meio de pessoas próximas ao ex-banqueiro. Como diria Silvio Santos: Aguardemmmm....
E o pé-frio Lula: ganhou uma camiseta da macaca (Ponte Preta) e lascou: “O Palmeiras vai ser campeão!” Depois disso não tenho mais dúvidas.
O diretório municipal do PT de Belo Horizonte manteve a decisão de se aliar ao Governador Aécio Neves, do PSDB. Só quem acreditou que isso não aconteceria foram o “presidente eleito” José Serra e seus colonistas da imprensa paulista + Globo.
O PT de Minas se livrou do PT de São Paulo. É o que na devida hora fará o PSDB: livrar-se do PSDB de São Paulo. Afinal São Paulo não faz o sucessor de Lula. Seja ele do PT, seja do PSDB.
Como existe um Brasil fora de São Paulo e como os brasileiros fora de São Paulo não agüentam mais a hegemonia política e econômica de São Paulo, é mais fácil eleger um poste do que um paulista em 2010.
Os colonistas de SP+Globo precisam, agora, reavaliar o que disseram sobre a genialidade de José Serra, que fez uma histórica aliança com o estadista Orestes Quércia, detentor de 4,5% dos votos para governador de São Paulo na última eleição.
E como costuma dizer FHC, José Serra tem uma especial predileção por minorias. É bom lembrar que, segundo os estadistas do DEM Rodrigo Maia e ACM Neto, o problema de Serra é que ele precisa ser mais popular.
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, não é candidato a Ministro da Justiça de José Serra. Gilmar Mendes é candidato a Presidente da República.
Ao tomar posse – e na subseqüente e inútil entrevista coletiva – Mendes falou mal das Medidas Provisórias e do MST – assuntos que lhe dizem respeito tanto quanto o formato do “Aprendiz 5”, de Roberto Justus.
Colonistas da imprensa paulista + Globo informaram neste fim de semana que Gilmar Mendes gostaria muito de ter votado a devolução dos atletas cubanos que vieram ao Pan Americano.
Gilmar Mendes não falou dos 10 mil processos que não relatou e deixou de herança para Ellen Gracie, que reassume uma cadeira no Supremo.
Não falou da lentidão da Justiça. Da corrupção na Justiça. Da opção preferencial da Justiça, especialmente o Supremo, pelos ricos.
Gilmar Mendes tem uma agenda de candidato a Presidente. Desde Francisco Rezek, que foi presidente do TSE e de lá saiu Ministro do Presidente Collor, o Supremo se transformou em trampolim.
E, como a primeira impressão é a que fica, Gilmar Mendes já demonstrou, com uma semana no cargo, que pensa mais alto. Diante do vazio de quadros políticos na corrente conservadora – ou em qualquer corrente –, por que não Gilmar Mendes?
Ele não é paulista – o que já um atributo. Não é do PSDB – o que é outro atributo, porque o PSDB de São Paulo jogou o PSDB no colo da direita, ou seja, do DEM. Ele não é do PT. E o PT, como se sabe, não manda nem no PT de Belo Horizonte...
E Gilmar Mendes tem o apoio incondicional da imprensa paulista + Globo.
Afinal, Mendes é um Marco Aurélio de Mello melhorado!
Em tempo: A pesquisa CNT/Sensus divulgada 2ª mostra que 50,4% dos entrevistados são a favor de alterar a Constituição para que o presidente Lula seja reeleito pela segunda vez. Os que são contrários a esta medida correspondem a 45,4% dos pesquisados.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
COLUNA DO DIA 23 ABR 08 - NOSSA FOLHA
O papa Bento XVI de deixa Washington, onde foi recebido pelo presidente George W. Bush.O certo é que não tivesse feito essa visita.
Não tivesse pisado na Casa Branca, em protesto pelas violentas violações dos direitos humanos da nação norte-americana na invasão do Iraque, contra prisioneiros de guerra e terroristas.O mais certo ainda seria que todas as igrejas cristãs do mundo, inclusive as norte-americanas, lançassem um manifesto contra aquelas bárbaras violações.
O Papa preferiu, no seu discurso da Casa Branca, apelar para Bush no sentido de que os EUA continuem tratando de solucionar conflitos com "o apoio paciente da diplomacia internacional".Visivelmente, o Papa estava, nas cerimônias todas de que foi alvo na Casa Branca, engasgado com o patrocínio de Bush aos métodos desumanos utilizados pelas forças armadas americanas e presenciados pelo mundo inteiro na repressão aos prisioneiros iraquianos, maneira dissuasória encontrada para reprimir a insurgência.
Para falar mais claro, repugna a consciência cristã e civilizada do mundo que se tenha instituído pelos EUA, no governo Bush, o método da tortura como auxiliar da força bélica, tentando vencer o adversário tanto pelos canhões quanto pela dor física imposta aos inimigos nos interrogatórios.Nunca a civilização moderna desceu tanto novamente aos padrões de barbarismo dos séculos e milênios passados como quando George W. Bush arrancou do Congresso e da sua nação a autorização para torturar prisioneiros, sob a chantagem de que só assim a guerra ou invasão poderiam se tornar vencedoras.
Essa escuridão civilizatória envergonha, assusta e desanima o mundo. São séculos e séculos de retrocesso, lançados à humanidade, estes, sim, como um terrorismo, sob a ameaça de que, não fosse concedida a tortura como única maneira de vencer o inimigo, os EUA corriam perigo em sua sobrevivência.Se já a tortura como prática criminosa, praticada por cidadãos comuns, é repugnante, imaginem essa situação que vivemos hoje, quando o Estado norte-americano tem meios legais para exercitá-la, com todos os poderes que possui, sem limitações, sem repressão e com ciência meticulosa para sua prática.É o fim do mundo. É o absurdo dos absurdos, o cúmulo dos cúmulos.
Não pode a lei que autoriza a tortura ser erigida destruindo outras leis.Autorizar pelo Congresso e pela Justiça norte-americanas que possam prisioneiros de guerra e acusados de terrorismo ser submetidos a afogamentos simulados e outros métodos de tortura é espalhar pelo mundo a inspiração a esses crimes, incentivando nações, etnias, agrupamentos e aglomerações, além de indivíduos em separado a cometer os mesmos atos reprováveis.É uma catástrofe moral. É um regresso ético incomparável.É um abismo na consciência universal. É o predomínio da selvageria. É um desastre ecológico.É um atentado aos mártires, aos profetas, aos filósofos e aos gênios.É um incêndio na cultura. E, principalmente, é a volta de tudo que a Antigüidade sujou na História. (Paulo Santana)
E por fim: o senador Álvaro Dias declarou ser da ELITE. E posso provar. Quem quiser: Revista Istoé, edição 2006, página 11.
E os “pobres” paranaenses votam nele...
O que devo fazer?
Alguns leitores (?) querem que aumente a coluna. Tenho minhas dúvidas. Semana retrasada cometi diversos erros de português e ninguém se manifestou. Será que alguém lê esta coluna?
quarta-feira, 16 de abril de 2008
COLUNA DO DIA 16 ABR - NOSSA FOLHA
A vingança será maligna: o ex-craque Zidane, carrasco da seleção, presenteou Lula com sua chuteira, fim. Assim como Popó deu suas luvas e acabou, Guga ofereceu sua raquete e se ferrou, o Corinthians acabou na segundona após presenteá-lo como uma camisa personalizada etc.
O evento organizado pelo PT com seus prefeitos de todo o País nesta segunda-feira (14) virou um palco de debates sobre a possibilidade de uma mudança constitucional para permitir um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participam do evento cerca de 150 prefeitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na sexta-feira (11), durante entrevista coletiva a jornalistas na Holanda, que considera "bobagem" discutir terceiro mandato e que não lhe interessa disputar uma nova eleição.
"Será a vitória da tese pela construção do futuro do PT, do futuro do país, através de alianças sólidas e coerentes." Deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG) Sobre a possível aliança entre PT e PSDB em BH.
"Nós desejamos a aliança em todas as capitais, em todas as oportunidades em que PSDB e o DEM estejam unificados. Agora, eu não tenho a menor condição de dizer que isso tem chance de prosperar em SP." Presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE) sobre aliança com o DEM nas eleições em São Paulo.
"Cada prefeito precisa assumir a responsabilidade de cuidar com muito carinho da sua rua, vila e cidade." Presidente Lula, sobre o aumento de casos de dengue no Brasil.
O presidente Garibaldi Alves lamentou a situação vexatória do Senado. "Se uma CPI não dá certo, duas, então, fica pior ainda".
O presidente Lula anda desapontado com a demora do governador de Minas de ingressar no PMDB para assumir a candidatura: “Aécio [Neves] tem pegada para encarar misses, mas não para ser presidente”.
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), tranqüilizou caciques tucanos sobre uma possível saída do partido. A desconfiança surgiu após Neves participar da inauguração de um painel de fotos históricas do PMDB na Câmara, na última quarta (9).
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RO) defendeu, na sexta, a incorporação da verba indenizatória de R$ 15 mil ao “salário” (na verdade, subsídios) de senador. Ele insinuou que senadores usam a verba como salário indireto.
A intenção do Congresso de aumentar de novo os próprios salários levou o presidente da OAB, Cezar Britto, a concluir que “Só uma coisa une governistas e oposicionistas no Congresso: aumento salarial".
Só falta essa agora. A culpa dos congestionamentos em SP é da Marta. Os tucanos governam São Paulo há 13 anos. Nos últimos 13 anos eles construíram 20 quilômetros de linha de metrô. Falta construir 360 quilômetros. Nos 13 anos em que estão no poder, os tucanos não fizeram: o Rodoanel, não ampliaram os corredores de ônibus, não criaram o pedágio urbano, não ampliaram o rodízio, não colocaram o chip que identifica os carros que trafegam irregularmente cidade.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
COLUNA DO DIA 09 ABR - NOSSA FOLHA
(do verbo PASMAR, que significa ESPANTAR, DESLUMBRAR, ASSOMBRAR).
VIROU MANIA.
COMO OS CONGRESSISTAS DA OPOSIÇÃO AO ATUAL GOVERNO NÃO APRESENTAM PROJETOS AO PAÍS – QUE ALIÁS, ESTÁ MUITO BEM – FICAM VOCIFERANDO AOS QUATRO VENTOS PARA IDENTIFICAR O(S) AUTOR(ES) DO DOSSIÊ COM OS GASTOS DO PRESIDENTE DA ELITE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. PERGUNTO-ME DO PORQUE NÃO SE PREOCUPAM DA MESMA FORMA EM EXPLICAR O CONTEÚDO DO MESMO? ISSO É IMPORTANTE! O QUE SÃO AQUELES GASTOS ELEVADÍSSIMOS COM COMIDAS E BEBIDAS “FINAS”? ORA, POIS!
A oposição não agüenta os índices de popularidade do Lula nem as obras do PAC.
CONCORDO COM A MINISTRA-CHEFE DA CASA CIVIL, DILMA ROUSEFF, CRIME HOUVE NA DIVULGAÇÃO DOS DADOS SIGILOSOS E NÃO NA ELABORAÇÃO DESSES. MAS AINDA ASSIM PENSO: DADOS SIGILOSOS?
AH! EM MEDIANEIRA TAMBÉM HÁ MUITOS DADOS SIGILOSOS. POIS, SEQUER UM EDIL (VEREADOR) QUE TEM ENTRE SUAS FUNÇÕES VIGIAR/FISCALIZAR O EXECUTIVO CONSEGUE INFORMAÇÕES JUNTO AO EXECUTIVO, PASMÉM, POR QUE OS DEMAIS INTEGRANTES DO LEGISLATIVO SE NEGAM A APROVAR REQUERIMENTO NESSE SENTIDO.
É O FIM. (QUE ESTÁ PRÓXIMO – 03 OUT).
ESPERO SINCERAMENTE QUE A PRÓXIMA LEGISLATURA MUNICIPAL FAÇA VALER SUAS PRERROGATIVAS CONSTITUCIONAIS.
E A POPULAÇÃO ESPERO QUE ESTEJA MAIS CONSCIENTE ESTE ANO, POIS PELO OBSERVADO NA ENQUETE (NÃO CIENTÍFICA) QUE O “NOSSA FOLHA” REALIZOU ATRAVÉS DO PORTAL MEDIANEIRA, FICOU EVIDENTE QUE OS ELEITORES NÃO TEM O COMPROMISSO COM SEUS ATOS (VOTOS), POIS PASMEM NOVAMENTE, 60% ALEGAM NÃO TER COMO SABER O QUE SEU REPRESENTANTE FEZ OU FAZ. DESCULPAS.
OS ELEITORES COSTUMAM FAZER EXATAMENTE O QUE A POPULAÇÃO NÃO FAZ EM RELAÇÃO AO COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE. VEJAM O CASO DO RIO DE JANEIRO. UMA ESCOLA ORGANIZOU UM EVENTO, LIBERANDO DAS AULAS SEUS ALUNOS, QUE ESTAVAM FANTASIADOS DE MOSQUITO, PARA PROTESTAR QUANTO A QUALIDADE NO ATENDIMENTO HOSPITALAR. PASMEM! POR QUE A ESCOLA NÃO SE MOBILIZOU DA MESMA FORMA PARA COMBATER O PRINCIPAL VILÃO DA DENGUE? O MOSQUITO.
AS IMAGENS MOSTRADAS NACIONALMENTE PELA TV DEMONSTRAM QUE A POPULAÇÃO DE MODO GERAL NÃO FAZ SUA PARTE. ESPERANDO QUE TUDO “CAIA DO CÉU”. DE HELICÓPTERO PREFERENCIALMENTE.
OU SEJA, TENHO A SENSAÇÃO QUE A POPULAÇÃO ACREDITA QUE ELA DEVE SOMENTE VOTAR EM ALGUM CANDIDATO CHEIO DE PROMESSAS E DEPOIS ESPERAR O QUE VAI DAR. NÃO É ASSIM NÃO. SENDO ELES NOSSOS REPRESENTANTES OS MESMOS DEVEM SER COBRADOS DIARIAMENTE POR SEUS ATOS E AÇÕES. E ELES TÊM POR OBRIGAÇÃO PRESTAR CONTAS SEM ESPERAR QUE A COMUNIDADE SOLICITE.
ESPERO QUE ESSE ANO TANTO OS ELEITORES (VOTOS) QUANTO OS CANDIDATOS SEJAM MAIS QUALIFICADOS.
terça-feira, 1 de abril de 2008
COLUNA DO DIA 02 ABR - NOSSA FOLHA
O “Estadão” descobriu, neste domingo, dia 30, um historiador de reputação que se assemelha à de Braudel (historiador francês), para anunciar o fim da carreira política Dilma Rousseff. Na imprensa que representa a elite a questão passou a ser, como no caso dos aloprados, não as ambulâncias, os cartões do Governo FHC, mas o vazamento. Mas, e as despesas da Dona Ruth (mulher de FHC), ninguém vai discutir? Pode usar o dinheiro do povo naquilo, Dona Ruth? Segundo a Veja, “a ex-primeira dama Rurh Cardoso é mencionada 23 vezes como beneficiária de despesas como locação de carros, hospedagem em hotéis, compra de ingressos para peças de teatro no exterior, e até como ordenadora (sic) da compra de um porta-retratos, no valor de cem dólares, para presentear um oficial da Colômbia designado para acompanhá-la durante visita ao país.” Ainda segundo a Veja, “gastos com vinhos importados, champanhes franceses, carnes raras e até caviar foram compilados da documentação armazenada na Presidência da República. E reproduzidos no dossiê.” Quer dizer, para a Veja e o restante da imprensa elitista o problema não é o caviar, mas o dossiê... E se a Ministra Dilma for esquartejada em praça pública, como planeja a “elite” ainda assim, pode-se gastar dinheiro do povo num teatrinho na Europa, dona Ruth?
E as ambulâncias do Ministro Serra quanto custavam? Por quanto ele comprou? Ele tem comprado muita ambulância para o Estado de São Paulo? É impressionante a desfaçatez da imprensa (da elite), que pouco tem falado do fracasso do governo no Serra na tentativa privatizar a CESP. Agora, imaginemos se isto tivesse ocorrido no governo Federal, diga-se Lula. Certamente a oposição comandada pela “imprensa elitista” iria pedir a sua cabeça. Melhor ainda foi o comentário da Mirian Leitão na CBN ao ser perguntada qual era a opinião dela sobre o fracasso da tentativa de privatizar a CESP: "Eu não tenho opinião sobre isso". Na verdade ela nunca tem opinião quando se trata de algo ruim no governo dos tucanos.
***
Para os críticos do “Bolsa Família” vale a pena ler a entrevista com José Marcio Camargo (Istoé,ed 2002), economista que formulou o benefício onde é questionado: “O programa não cria uma geração que deixa de trabalhar porque recebe mensalmente do governo?” e ele responde: “Esses são os pais. A criança esta na escola. (...) O que interessa é investir na criança.(...)”.
***
O jornalista Paulo Henrique Amorim, encaminhou ao BNDES, ao Tribunal de Contas da União, à Corregedoria da União e à extinta CVM uma carta com proposta para comprar a BrT – Brasil Telecom: PHA dá R$ 1,00 a mais do que Jereissati e Andrade oferecerem DO PRÓPRIO BOLSO.
***
“Em sete ou oito anos, o Brasil será a quarta economia do mundo” Ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, tucano histórico, sobre o País pós-Lula.
***
Pensando bem o patriarca George Bush deve ter ficado com a pulga atrás da orelha com essa história de Lula chamar o outro George de “filho”.
***
“Enquanto a oposição grita e xinga, a gente trabalha. E vamos ver quem é que produz mais resultados para o povo brasileiro” presidente Lula.