segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CAMPANHA INOCULADA

Dilma Rousseff já está contaminada pelo vírus do palanque. Nos últimos meses, foram 46 participações em eventos que serviram para impulsionar sua candidatura à Presidência.

O reflexo dessa maratona está explícito nas pesquisas. Na mais recente, divulgada no final de semana pelo Vox Populi, Dilma sobe para 27%, contra 34% de seu adversário, o governador José Serra (PSDB).

O tucano também anabolizou sua agenda. Somente em janeiro, triplicou o volume de viagens, uma forma de se contrapor à forte exposição da ministra. É uma pré-campanha declarada, embora ambos neguem. A própria Dilma, depois de se projetar como sucessora de Lula, correu para divulgar uma nota oficial na qual nega ter se apresentado como candidata.

Na verdade, foi uma tentativa de evitar eventuais punições da Justiça Eleitoral, cuja postura leniente diante da farra de inaugurações dos dois candidatos já motivou uma reprimenda do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes.

O difícil é frear políticos que dispõem da vitrina de cargos públicos. O presidente Lula, mesmo não sendo candidato e após a crise de hipertensão, se diz pronto para entrar em campo novamente, ou seja, carregar Dilma a tiracolo pelo país. As notícias são alvissareiras para o PT e sua candidata. O único entrave ainda é a aliança com o PMDB.Além de minar Michel Temer como candidato a vice, o PT terá de lidar com uma ala dissidente, cada vez mais assanhada e que, neste final de semana, nas comemorações dos 80 anos de Pedro Simon, voltou a lançar o nome do governador Roberto Requião à sucessão.

Pura bravata, mas isso pode favorecer Temer, o único que ainda consegue unir as diferentes facções do partido.

* * *

A prisão de nove lideranças do MST, no interior de São Paulo, algumas das quais filiadas ao PT, foi o ponto de partida de uma estratégia eleitoral virtualmente criminosa e extremamente profissional, embora carente de originalidade.

E ai vem a pergunta que não quer calar:

Quando Gilmar “Dantas” Mendes vai se pronunciar para criticar o uso de algemas ?

Nenhum comentário: