quarta-feira, 21 de maio de 2008

COLUNA DO DIA 21 MAI 08 - NOSSA FOLHA

A população da Terra dobrou de 1960 a 2000. No Brasil, dobrou de 1970 a 2007. Éramos 90 milhões, somos agora 180 milhões de brasileiros.
Enquanto os seres humanos duplicaram em número nos últimos 40 anos, o número de animais sobre a Terra foi reduzido em 30% nesse período.

Pode haver sintoma mais grave e afirmativo de que o planeta caminha para a extinção?

Sem falar na vegetação e zonas de floresta, que vão sendo destruídas ano a ano, haja vista o desmatamento na Amazônia.
É um extermínio sem precedentes das espécies animais, 10 mil vezes superior ao natural. E todo ele determinado pela ação humana.
A mão humana destrói mais a vida na Terra do que a queda de um asteróide, que extinguiu os dinossauros e varreu do planeta 90% das formas de vida, ou as erupções vulcânicas cataclísmicas (terremotos).
O golfinho do Rio Yang, na China, foi considerado extinto no ano passado, após buscas sucessivas terem sido infrutíferas. As razões para o desaparecimento foram colisões contra barcos, perda de hábitat e poluição, todas ligadas ao homem.

Essa decadência terrível na biodiversidade vai logo em seguida cobrar do homem o seu crédito: plantações deverão se tornar suscetíveis a pragas com o desaparecimento dos animais que mantêm o equilíbrio ambiental.

A respeito disso, chega a ser revoltante o desmatamento da Amazônia. Para servir ao lucro das madeireiras e à cobiça dos compradores internacionais de nossas riquezas.

A Amazônia tinha de ser tombada. E pronto.

Nada de licenças ambientais. Pois se é vital para a sobrevivência dos homens sobre a Terra, como tanto encarecem entidades ambientalistas mundiais e governos importantes do mundo, então que se destinassem recursos de todos os países desenvolvidos para o Brasil e nos indenizassem pelo "aluguel" da preservação das imensas florestas amazônicas e essas verbas fossem destinadas à substituição dos empregos dos que derrubam as árvores em outras atividades de outras regiões brasileiras.

O que não pode é permanecer essa intranqüilidade sobre o futuro do meio ambiente do planeta e do Brasil, sem nenhuma ação que coíba definitivamente a destruição da Amazônia, em nome de um desenvolvimento talvez pífio, que no entanto ameaça mortalmente as gerações futuras.

****

Pensando bem...
...de algumas coisas, realmente se sabe:
O “vazador” do dossiê foi o senador do PSDB do Paraná, Álvaro Dias. Dias vazou com o objetivo de derrubar o Presidente Lula – e, antes, desmoralizar a Ministra Dilma Rousseff. Outra coisa que se sabe com certeza, é que dos dados que o senador tucano vazou constam os gastos de Dª. Ruth Cardoso, quando primeira dama, com tickets de teatro na Europa.

CHEEGA DE POLÍTICOS COMO ÁLVARO DIAS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa essa matéria.